Até pouco tempo atrás, apenas as grandes empresas podiam ter acesso a ferramentas que agilizam processos e, consequentemente, baixam custos. Com a modernização dos serviços de TI, e a chegada do cloud computing (computação em nuvem), os pequenos e médios empreendedores já podem ter acesso a elas. Presença on line é uma garantia de aproveitar todas as oportunidades que a internet oferece, o que pode significar agilidade, economia, autonomia e modernidade nos processos da empresa.
Computação em nuvem é a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados pela internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso aos programas, serviços e arquivos é remoto, através da internet - daí a alusão à nuvem.
Num sistema operacional disponível na internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado e mouse) e saída (monitor).
O mercado brasileiro de computação em nuvem está em pé de igualdade com os melhores do mundo e oferece boas soluções para quem precisa modernizar seu funcionamento.
Plataformas para hospedar sites e aplicativos, lojas virtuais, banco de dados, sistemas de gestão empresariais, com disponibilidade e segurança e velocidade no tráfego de dados são encontrados a um preço nem tão alto assim. Encontrar uma empresa que se responsabilize pelas configurações, modernização, ampliação da capacidade dos computadores, servidores, etc. acaba com metade da dor de cabeça do empreendedor, a um custo-benefício compensador, na maioria das vezes. Com uma breve pesquisa de mercado, pode-se descobrir, por cerca de R$ 150,00 mensais, uma dessas prestadoras de serviços de TI.
Diversos empreendedores estão começando a utilizar essas ferramentas, já que não precisarão mais guardar dados e softwares em computadores e servidores locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário